Casa de Victor Hugo – Paris

Na esplêndida praça (la Place) des Voges, se encontra a casa do maior escritor do século XIX. Ah, você está achando que a foto abaixo é do jardim da casa? não essa é a La Place des Voges e a construção em volta da praça na verdade são vários prédios distintos e seus apartamentos, então, vamos combinar que qualquer um de nós poderia ter sido vizinho do escritor, para sentir melhor a atmosfera do lugar, no dia dessa foto me dei ao luxo de sentar em um de seus bancos e comer um sanduíche ( meu almoço do dia) e fiquei à  apreciar as crianças que brincavam em volta,  fazendo castelinhos de areia…. resumindo, vida normal em Paris, eu turista apaixonada, encantada com o local e as pessoas que ali residem vivendo como se fosse normal você ter um vizinho como Victor Hugo e morar numa praça chamada de praça real … kkk o que eu fiz? Além de conhecer a casa é claro, fui imergir nesse mundo, situado no bairro Marais.

A praça  a primeira planejada de Paris  foi construída por Henri IV em 1612.

A praça não é muito grande, com imóveis de tijolos vermelhos e tetos pontudos de ardósia, todos da mesma altura, com exceção dos Pavilhões do Rei e da Rainha.

Mas chega de falar da praça e vamos falar do imóvel no número 6, aqui encontramos o Hotel Rohan Guéménée onde viveu Victor Hugo, hoje um museu onde podemos conhecer um pouco mais sobre a vida polêmica desse escritor, é melhor sem pagar nada, ” La Maison Victor Hugo” a entrada é gratuita!
Victor Hugo tinha 30 anos quando se mudou para este apartamento de 280m² com sua esposa Adele. E lá, eles viveram por 16 anos, entre 1832-1848.


A visita ocorre em duas etapas: Coleções permanentes (gratuito) e exposições temporárias relacionadas com o escritor (pago). Os objetos da coleção permanente são principalmente documentos de trabalho do escritor, como sua obra-prima, “Notre Dame de Paris”.

No seu apartamento, podemos visitar a sala de estar, a sala de jantar de inspiração medieval, ideia de Victor Hugo, a sala chinesa concebida pelo escritor, e o seu quarto.
Nesta visita você imaginará os dias em que o escritor passou escrever suas maiores obras e notará em particular o jogo de pôquer de madeira feito pelo escritor, o retrato mais famoso do escritor, pintado por Léon Bonnat e o busto do escritor esculpido pelo Rodin.
A casa do Victor Hugo é um museu de portas abertas sobre a vida do escritor a ser visitada!

Maison Victor Hugo
6, place des Vosges, 75004
Metrô: Saint-Paul (linha 1), Bastille (linhas 1, 5 e 8)
Fone: 01 42 72 10 16
Aberto de terça a domingo (exceto feriados), das 10h às 18h

 

 

Anúncios