Apresentação

Como circular por Miami 

Nós adoramos transporte público e cidades que nos permite a fácil locomoção, além de ser muito prático, você conhece mais a cidade e ajuda a não piorar o trânsito e a poluição das grandes metrópoles. 

Eu, andando de ônibus em Miami …

Miami não é das melhores nesse quesito, confesso que senti falta de linhas de metrô que ligam todas as pessoas a todos os lugares, mas mesmo assim vale muito a pena experimentar os diversos meios de transporte que as cidades Miami e Miami Beach tem para nos oferecer…
Antes de qualquer coisa uma observação importante e que nem todo mundo sabe: Miami e Miami Beach são cidades diferentes. Uma é continental e a outra uma península. O motivo da confusão é que ambas são muito próximas e a divisão é mais política do que geográfica: quem viaja para Miami vai para Miami Beach e quem vai para Miami Beach acaba indo para Miami. 
Agora, as proximidades acabam por aqui. Miami tem um estilo e um modo de vida totalmente diferente de Miami Beach. A primeira é super extensa e a segunda pode ser percorrida a pé.
Por esse motivo dá para se deslocar de maneiras diferentes nas cidades, tudo dependendo de quais são os seus objetivos na viagem (foco em compras, descanso, praia) e onde você vai se hospedar (em Miami ou Miami Beach).
Miami é realmente muito grande e espalhada. Alugar um carro por lá facilita cobrir as maiores distâncias entre o centro e demais regiões mas também outros distritos vizinhos de interesse turístico como Coral Gabes (e suas lindas praias) e Fountainebleau e Aventura (com seus outlets e shoppings).
Agora se você focar sua viagem de Miami principalmente na região central e Miami Beach, vale a pena experimentar outros meios de transporte como o Metromover, ônibus, bicicleta e seus próprios pés . 🙂


Metromover
O Metromover é uma forma de transporte público local com status de atração turística. Por estar localizado na região central da cidade, passando pela região financeira, ele facilita mais a vida do morador do que do visitante mas possui uma grande vantagem: é totalmente gratuito! Assim dá para ver e conhecer o centro de Miami rápido, com tranqüilidade (e ar condicionado), sem gastar um centavo!


Dá para usar o metromover por exemplo para chegar ao Bayside shopping onde está localizado o Hard Rock Café e também a Arena American Express .

São 3 linhas mas para o turista as que realmente interessam são a Laranja (que dá a volta por toda a região de Downtown, para uma visão geral da região) e a Azul Escura que passa por todos os grandes edifícios da região financeira de Brickell. Uma única coisa para se observar ao usar o Metromover é que na maioria das estações passam os trens das 3 linhas, então preste sempre atenção na cor e no aviso sonoro para saber se aquele trem é o que você realmente quer.
Ônibus

Outra maneira de se locomover em ambas as cidades é usar os ônibus. Todos eles vem com as informações das principais paradas e do ponto final no próprio letreiro. O valor é $2,25 pagos em nota ou moedas e não há troco: ou você paga o valor ou tenta trocar sua nota com os outros passageiros. 

Ah! Tem uma linha que faz um percurso pequeno dentro de Miami beach que cobra apenas $0,25 … Sim, isso mesmo! 


O tempo de espera nunca ultrapassa os 10 minutos. Tinha lido antes de viajar algumas pessoas criticando muito o sistema de transporte público da cidade, dizendo que não era confiável, demorado, etc. Minha experiência mostrou que dá para usar tranquilamente os ônibus sim, especialmente fora do horário de pico, quando ônibus e avenidas ficam mais vazios.
Carro
Quem optar por alugar um carro deve ficar consciente de algumas coisas:
-> Alugue um carro com GPS ou leve o seu do Brasil: mesmo que bem sinalizados, especialmente em Miami, há muitos trechos de rodovias e vias expressas que podem confundir.
-> Você praticamente sempre pagará para estacionar, mesmo em estacionamentos públicos e na rua. Nesses casos o pagamento pode ser feito até com cartão de crédito e pré-pagos, como o GlobalTravel Card da American Express. A única observação é que cada estacionamento e rua pode possuir um sistema e valor diferente.
O bom é que das máquinas mais velhas (só com moedas) até as mais atuais (com cartão) todas as instruções são explicadas nos próprios totens. Siga tudo corretamente pois o pessoal por lá é louco para dar multas e guinchar carros.

Na hora de estacionar pague seguindo as instruções. 

Tanto em Miami, como Miami Beach, é preciso estar atento para achar uma vaga, mas a situação piora na segunda cidade por ser menor e mais cheia de turistas. Por essa razão, em Miami Beach, muitas pessoas preferem deixar os carros nas garagens dos hotéis e só pegá-los quando tem que ir para Miami ou redondezas. Por experiência: essa é a melhor saída. O custo x benefício do aluguel de carro em Miami Beach acaba indo por água abaixo quando somado ao stress de achar vagas e o preço dos estacionamentos (principalmente dos restaurantes e baladas da região).
Bicicleta
Em Miami Beach vale usar outros meios de transporte. Se você quiser cruzar a península ou ir para Miami, vale usar os ônibus ou carro. Já para distancias menores, dentro da própria cidade, vale usar bicicletas ou caminhar mesmo.


Em relação as bicicletas vale experimentar o Decobike: um sistema de aluguel de bicicletas 24h por dia.  


O sistema é simples: você basicamente seleciona por quanto tempo quer ficar com a bicicleta (de 30 minutos a 24h), insere seu cartão de crédito ou pré-pago, seleciona qual bicicleta vai retirar (todas vem com um numero de “chapa”) e dai é só sair por ai e depois devolver em qualquer estação.
Então, escolha sua melhor opção e bom passeio!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s