Nômade digital (no Brasil) ou Nómada Digital (português europeu) é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade.”


A primeira coisa que você precisa fazer para se tornar um nômade digital é encontrar uma forma de ganhar dinheiro trabalhando online.

Como você vai encontrar essa forma de ganhar dinheiro? Da maneira que tiver mais a ver com você e com a sua cartela de habilidades.

Encontre uma habilidade que você já tem – ou gostaria de ter. Programação, produção de conteúdo, fotografia, línguas, ilustração, coach, design, música, contador, as opções são quase infinitas. Ou até encontre alguma coisa na sua profissão atual que possa ser feita independente de estar em um local específico.  Tem até advogado, psicólogo e médico!
 A internet tá aí cheia de gente procurando pessoas para trabalhar em todas as áreas que você imagina. Procure na sua rede de contatos, no Upwork, no Fiverr, onde for. No início, é natural seus preços serem mais baixos – mas isso vai crescendo com o tempo.

E aí pode começar a guardar esse dinheiro. Como falamos nesse post, é importante ter dinheiro para cobrir seus gastos por ao menos seis meses. Enquanto isso, faça aquela limpa na casa e no armário – quem sabe isso ainda não te dá um dinheiro extra?

E não adianta vir comentar aqui embaixo dizendo que não tem tempo para esse trabalho extra agora. Se você tem um emprego de 8h/dia, ainda tem outras oito horas diárias para fazer seu trabalho paralelo funcionar. Isso se você ainda não arranjar um tempinho no meio do expediente (desculpem aí, chefes).
Então, de verdade, não existe fórmula milagrosa para trabalhar pela internet e viajar o mundo. Não caiam nessa história.
Você precisa encontrar um formato de ação, conseguir seu primeiro cliente e melhorar suas habilidades todos os dias. Só assim você vai poder cobrar mais, conquistar mais clientes e, em um futuro próximo, pedir demissão do trabalho que te sufoca no escritório. Fazer o processo contrário dificilmente vai te sustentar no longo prazo  e eu aposto que você quer manter esse estilo de vida por alguns anos, de hoje em diante, né?

 Então coloque os planos no papel e arrume as malas! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s