Sem categoria

Doces portugueses… 

Então ouvi dizer que, as claras dos ovos eram usadas para engomar os hábitos dos padres e freiras, gemas sobrando e a enorme produção de açúcar ( efeito da exploração da cana de açucar na ilha da madeira) resultaram numa deliciosa combinação!

Uma das melhores coisas nas viagens é a parte gastronômica, não tem como não virar um colecionador de lugares… Depois além das histórias fica sempre a vontade de voltar a tal lugar para comer algo que você só encontra ali …   

Hoje senti uma enorme vontade dos doces portugueses. 
Ahhhh os famosos doces portugueses! Não há quem viaje para Portugal e não fique encantado com a culinária (da qual herdamos tantas coisas)… mas os doces são um espetáculo à parte… Fiz então um ranking dos 10 melhores doces portugueses na minha humilde opniao ! 
Os melhores doces portugueses

10 – Pastéis de Tentugal

Este doce foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, é um doce português com recheio de gema de ovos.

9 – Bola de Berlin

A Bola de Berlin é uma variação do doce alemão Berliner, mas leva creme a base de ovos no recheio. Lembra o “sonho” vendido no Brasil.

8 – Pudim Abade de Priscos

O Pudim Abade de Priscos é típico de Braga que leva: açúcar, gema de ovos, toucinho de presunto (SIM), vinho do Porto e caramelo! Parece estranho? Mas é delicioso.

7 – Salame de Chocolate

É salame, mas é doce. Chocolate, bolacha, manteiga, ovos e vinho do Porto formam essa maravilha (também encontrada na Itália)

6 – Ovos Moles de Aveiro

Um doce onde a “casca” é feito com a mesma massa da hóstia, e dentro leva um creme de gema de ovos. Também é possível comprar só o creme, em pequenos potes de madeira.

5 – Éclair

Um doce típico do Porto, que lembra muito uma “bomba de chocolate”, mas é possível encontrar com diversos recheios e coberturas.

4 – Travesseiro de Sintra

Um doce de massa folhada, coberta com açúcar e recheada com creme de ovos e amêndoas.

3 – Toucinho do Céu

Toucinho do Céu É um “bolo” feito com açúcar em ponto pérola com amêndoas moídas e bastante gema de ovo.

2 – Pão de Ló / Pão de Ló de Ovar

O Pão de Ló é um dos doces portugueses mais vendidos, é possível encontrar também no Brasil. O Pão de Ló de Ovar é uma variação, que leva mais gema e mais açúcar e dentro fica bem mole, derretendo.

1 – Pastéis de Belém / Nata

Pastéis de Belém, um dos doces portugueses mais famosos

Se você nunca foi a Belém (em Lisboa), você não comeu Pastéis de Belém, você comeu nata! Pastéis de Belém só são vendidos na confeitaria de Belém.
Isso causa um pouco de confusão, mas seja nata ou pastel de Belém, sem dúvida está entre os doces portugueses mais procurados.
Doces portugueses à base de ovos

Eu já disse ovos, gema de ovos ou creme de ovos? Não pode faltar nos doces portugueses. Uma das coisas mais interessantes na minha opinião a respeito dos doces portugueses, é que existe uma tradição de cada lugar ter seu doce típico, até nas menores vilas.
E se você quer comer um determinado doce, é provável que só o encontre no seu local de criação, o que sempre é uma boa desculpa para uma viagem😁

Anúncios

2 thoughts on “Doces portugueses… ”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s