Visto para os Estados Unidos: O que muda com a nova ordem executiva


Os vistos de turista para os Estados Unidos, que nos últimos anos ganharam novos processos de otimização para diminuir o tempo de espera, podem ganhar mais uma barreira e voltar ao tempo em que era preciso esperar meses para marcar ou receber o visto. O presidente dos Estados Unidos assinou na sexta-feira uma ordem executiva que vai afetar as entradas nos Estados Unidos e os processos para renovação de visto. O que está sendo amplamente discutido na mídia é a parte que está banindo a entrada de pessoas com cidadania de 7 países: Iraque, Síria, Iran, Líbia, Somalia, Sudão and Yemen. No entanto, pouco está sendo falado sobre os novos procedimentos que tem como objetivo suspender o “Visa Interview Waiver Program”.
Os mais afetados pelas mudanças serão as pessoas que já tem visto e vão precisar renovar esse visto, já que nos últimos anos quem qualificava, não precisava passar pelo processo de entrevistas se já tivessem um visto aprovado anteriormente pelo período total. Isso deve impactar o volume de entrevistas que vão ser feitos nos consulados americanos e consequentemente no tempo de espera para marcar e receber os vistos. Quem ainda não tem visto continuará tendo que passar pelo processo de entrevistas (ainda não sabemos se menores de 15 anos ou maiores de 65 anos continuarão isentos), mas com o aumento de volume, certamente todos serão impactados pelo tempo de espera. 

Aqui a íntegra do texto que suspende o Visa Interview Security: 

Sec. 8. Visa Interview Security. (a) The Secretary of State shall immediately suspend the Visa Interview Waiver Program and ensure compliance with section 222 of the INA, 8 U.S.C. 1222, which requires that all individuals seeking a nonimmigrant visa undergo an in-person interview, subject to specific statutory exceptions.

No site de vistos do Departamento de Estado ainda não existem informações sobre os novos procedimentos quanto as entrevistas, apenas um aviso dizendo que os cidadãos dos sete países não devem marcar entrevista ou pagar as taxas de visto. 

Atenção: isto não tem nada a ver com o Visa Waiver Program que é para quem tem passaporte de países como Itália, Portugal e etc. 

Como está havendo muita controvérsia com essa ordem executiva, é possível que isso mude nos próximos dias. Vamos continuar acompanhando as informações, mas se você tem que fazer a renovação do seu visto para os Estados Unidos e qualifica para a isenção da entrevista (já tem um visto válido anterior), a minha recomendação é que você não perca tempo e comece seu processo o quanto antes. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s